Tarefas cotidianas: seu filho já pode ajudar em casa

Atualizado: 18 de mar.



Um erro muito comum dos pais é não envolver seus filhos quando muito novinhos em tarefas do cotidiano, seja por achar que ainda são pequenos ou por quererem fazer logo, para ter praticidade.


No entanto, crianças dos 2 aos 12 anos incompletos, principalmente durante a fase de formação da personalidade, não só podem como devem ajudar nas tarefas domésticas, pois isso será muito benéfico para elas. Com a realização de atividades simples, elas aprenderão, por exemplo, a desenvolver responsabilidade, a colaborar com o próximo, a valorizar o trabalho, a dar importância para organização e higiene, enfim. Tudo isso fará deles adultos melhores e mais confiantes.


Pensando nisso, trouxemos alguns exemplos de atividades para todas as idades. Só é importante lembrar que as crianças devem se sentir como partes importantes para o processo, e não sendo punidas, para que não associem afazeres domésticos como algo ruim.


As tarefas podem começar já na faixa etária dos 2 aos 3 anos, em que os filhos já podem recolher seus brinquedos, colocar suas roupinhas e fraldas nos respectivos cestos, guardar seus sapatos etc. É uma fase em que é importante estimular noções de higiene e limpeza, pois crianças nessa faixa gostam de imitar o que os adultos fazem.


Já dos 4 aos 5 anos, elas podem arrumar suas mochilas, arrumar a cama, organizar o quarto e até acompanhar o preparo de alguns alimentos. Essa última, por exemplo, criará laços e memórias incríveis!


Entre 6 e 8 anos, podem ser delegadas tarefas que demandem mais organização e cuidado, como: lavar louça, ajudar a estender algumas roupas, ajudar a varrer e passar pano em alguns móveis, lavar o quintal, entre outras.


Por fim, acima dos 8 anos, a criança terá maiores habilidades e poderá ficar encarregada de limpar o próprio quarto, de preparar lanches ou comidas simples, de ajudar a cuidar do irmão, de lavar o carro...


Viram como as possibilidades são várias? Vocês, pais, e seus filhos, ficarão mais próximos e eles crescerão valorizando mais o que vocês fazem por eles.


Só fiquem atentos a não fazer distinção entre meninos e meninas. Ambos devem ser encarregados das tarefas domésticas, já que ambos precisarão aprender a cuidar de si mesmos quando adultos. Sempre converse e explique a importância do trabalho em casa, de crescer em um ambiente limpo e organizado.


Agora queremos saber, quais tarefas seu filho já faz em casa?


0 comentário